Biografia

T-ara (티아라) é um grupo feminino sul-coreano formado por Eunjung, Jiyeon, Hyomin, Boram, Qri, Soyeon e Areum, que estreiou em 29 de julho de 2009 pela Core Contents Media. JiAe e JiWon deixaram o grupo antes da estréia, Hwayoung saiu recentemente e Areum foi a última integrante a ser adicionada ao grupo. Elas são o único grupo com o sistema rotativo de líder, a liderança passou de JiAe para Eujung (Julho 2009 – Julho 2010) quando ela deixou o grupo, depois a liderança foi passada para Boram (Julho 2010 – Junho 2011), depois para Hyomin (Junho 2011 – Janeiro 2012), e a líder atual é Soyeon.

O nome T-ara vem do objetivo do grupo de se tornar as rainhas da indústria musical coreana e poder usar uma bela ‘tiara’ (coroa).

2009: Pré-debut e Debut

Antes de sua estréia, houve um elevado nível de interesse no grupo, elas eram chamadas de “Super Rookies” e vinham treinando durante três anos. Originalmente com cinco membros, (Eunjung, Jiyeon, Hyomin, JiAe e JiWon) antes de sua estréia oficial lançaram a música ‘Good Person’ para o drama Cinderella Man, mas logo após isso JiAe e JiWon deixaram o grupo afirmando que o estilo não combinava exatamente com o delas.

Nesse período, Jiyeon acabou sendo a primeira do grupo a subir em um palco, por causa de sua colaboração com SeeYa e Davichi para o single chamado ‘Women’s Generation’.

Isso atrasou a estréia oficial do grupo, mas no mês seguinte elas se reagruparam, e se tornaram um de grupo seis membros, com a adição de Boram, Qri e Soyeon. Lançaram seu primeiro single ‘Lies’ e fizeram sua primeira performance no M!Countdown, com as músicas ‘Lies’ e ‘Wanna Play’, mas a sua estréia foi encarada negativamente pelos internautas, que notaram que foi usado playback e comentaram que parecia uma performance de ensino fundamental, e o grupo anunciou depois que as suas outras performances seriam ao vivo.

TTL e Supernova

Foi anunciado que Eunjung, Soyeon, Hyomin e Jiyeon estavam em um projeto com o Supernova, um grupo masculino, para um single digital chamado ‘TTL (Time to Love)’. O single se tornou o primeiro das meninas a ficar em 1º em vários charts online, e ganhou uma segunda versão chamada ‘TTL Listen 2’, o grupo inteiro participou dessa versão.

Absolute First Album

Em dezembro o T-ara lançou seu primeiro álbum, chamado Absolute First Album, que teve duas músicas promovidas: ‘Bo Peep Bo Peep’ e ‘Like The First Time’. A música ‘Apple is A’ também ganhou um videoclipe.

2010: Popularidade com o Absolute First Album

O T-ara teve sua primeira vitória no Music Bank, e mais uma na semana seguinte, e três vitórias consecutivas no Inkigayo, todas com ‘Bo Peep Bo Peep’. T-ara anunciou que também iria promover a faixa ‘Like The First Time’, mas as promoções terminaram rápido porque Soyeon foi diagnosticada com a gripe H1N1.

Wonder Woman

A Core Contents Media anunciou que Eunjung e Hyomin se juntariam ao SeeYa e Davichi, seus companheiros de gravadora, para o single ‘Wonder Woman’.

Breaking Heart

Em fevereiro, foi anunciado o lançamente da versão repaginada de seu primeiro álbum, chamado Breaking Heart. O T-ara retornou aos palcos com a faixa ‘I Go Crazy Because of You’, e tiveram uma vitória no M! Countdown e duas no Inkigayo com a mesma. Depois de terminadas as promoções de ‘I Go Crazy Because of You’, começaram as promoções da música ‘I’m Really Hurt’, que tem três versões diferentes de seu MV.

Mudanças no grupo

T-ara recebeu uma nova integrante, Ryu Hwayoung, e teve sua liderança passada de Eunjung para Boram. A mudança de líder ocorreu porque de acordo com a Core Contents Media “Uma vez por ano, as líderes serão revezadas. No ano passado nós começamos a rotação com JiAe e Eunjung. Passou-se um ano, e chegou a hora de trocarmos de líder novamente”, falou um representante da empresa.

Temptastic

No final de novembro o grupo, agora com 7 membros, lançou o single digital ‘Why Are You Being Like This’, faixa que faz parte de seu primeiro mini-álbum, Temptastic, que foi lançado em formato digital no dia 01 de dezembro. O videoclipe para a faixa ‘Yayaya’ foi lançado no mesmo dia. O lançamento físico do mini-álbum foi adiado até o dia 03 de dezembro, devido ao bombardeio de Yeonpyeong, que ocorreu em novembro. T-ara então voltou aos palcos no Music Bank, e começou a promover as faixas ‘Why Are You Being Like This’ e ‘Yayaya’, e tiveram duas vitórias consecutivas no M!Countdown com as mesmas.

2011: John Travolta Wannabe e Roly-Poly in Copacabana

Depois de promover Temptastic durante janeiro, a liderança foi passada de Boram para Hyomin, e elas voltaram aos palcos em Junho, com a música ‘Roly-Poly’ do seu novo mini-álbum, John Travolta Wannabe. Com ‘Roly-Poly’ venceram 2 vezes no M!Countdown e uma vez no Inkigayo. ‘Roly-Poly’ acabou se provando um grande sucesso, por ter um estilo retrô e agradar fãs todas as idades, a música teve mais de 4 milhões de downloads, e ela não dominou só os downloads digitais de 2011, mas também na contagem total de execuções e downloads para celulares, de acordo com o Gaon Chart.

Em agosto, o T-ara lançou uma nova versão de ‘Roly-Poly’, ‘Roly-Poly in Copacabana’, que era um remix eurodance da original, e recebeu o nome Copacabana em homenagem a uma popular discoteca da década de 80. Essa nova faixa estava presente no mini-álbum repaginado Roly-Poly in Copacabana, que continha também todas as outras presentes em John Travolta Wannabe.

Estréia no Japão

Antes de sua estréia no Japão ela fizeram um showcase no AX Hall em Shibuya, que apesar de ser para apenas 1.500 fãs, mais de 70.000 fãs concorreram por um ingresso fazendo sua agência japonesa a EMI Music Japan ficar bastante confiantes no sucesso da estréia delas, e ela estava certa. O single de estreia do T-ara no Japão, uma versão japonesa de seu sucesso coreano ‘Bo Peep Bo Peep’, ficou no primeiro lugar do ranking diário de singles da Oricon com 20.068 cópias vendidas, e em primeiro lugar no ranking semanal de singles da Oricon com 50.000 cópias vendidas, sendo o primeiro grupo feminino sul-coreano a conseguir esse feito.

Em outubro, o T-ara lançou seu segundo single japonês, ‘Yayaya’, versão japonesa de seu sucesso coreano, que estreou em sétimo lugar tanto nas paradas diária e semanal da Oricon.

Black Eyes e seu novo conceito

T-ara não parou por nenhum momento esse ano, e seu final acabou sendo ainda mais movimentado. Depois do sucesso de ‘Roly-Poly’, as garotas fizeram uma mudança de 360º no seu estilo e voltaram aos palcos com ‘Cry Cry’, música de seu novo mini-álbum Black Eyes. O videoclipe lançado para ‘Cry Cry’ foi em formato de um mini-drama com 16 minutos de duração, e foi estrelado por Jiyeon, Hyomin e o ator Cha Seung Won. O videoclipe teve mais duas versões, uma versão dança e uma versão balada, e com a música tiveram duas vitórias consecutivas no M! Countdown.

Havia sido dito que o T-ara promoveria mais uma faixa além de ‘Cry Cry’, mas por causa da grande diferença de estilo entre as duas o lançamento dessa nova música foi adiado para o próximo ano.

Mesmo com as promoções de ‘Cry Cry’, o T-ara também lançou uma música em parceria com suas colegas de companhia Minkyung e Haeri do Davichi, o single digital ‘We Were In Love’, que foi dita ser uma forma de agradecer a todo o apoio de seus fãs durante o ano. A música também dominou as paradas musicais coreanas no final de ano. Somente Hyomin, Soyeon, Jiyeon, Hwayoung participaram desse projeto. T-ara, junto com o Davichi, começou a promover ‘We Were In Love’ no Inkigayo, com apenas uma apresentação em 2011, mas continuou no ano seguinte enquanto promoviam ‘Lovey-Dovey’.

O T-ara também realizou uma mini-turnê pelo Japão, intitulada X-mas Premium Live, que passou por Tóquio, Nagoya e Osaka, nos dias 20, 21 e 22 de decembro respectivamente.

2012: A explosão Lovey-Dovey

T-ara começou 2012 com uma mudança na sua liderança, que foi passada de Hyomin para Soyeon, com o lançamento da versão repaginada de Black Eyes, Funky Town, e com uma nova música de trabalho ‘Lovey-Dovey’. Assim que a música foi lançada ela já dominou as paradas musicas, e seu videoclipe seguiu o mesmo estilo de ‘Cry Cry’, um mini-drama com  20 minutos de duração, contendo a finalização da história do primeiro. ‘Lovey-Dovey’ se tornou um hit instantaneamente, e consagrou ao T-ara várias vitórias: 4 no Music Bank, 3 no Inkigayo, 2 no M!Countdown e 4 no Music On Top. ‘Lovey-Dovey’ também ganhou uma versão zumbi para seu videoclipe, e um videoclipe para ‘Lovey-Dovey In Tokyo’, um remix da faixa original.

Em fevereiro elas se apresentaram na capital francesa, Paris, com o Music Bank In Paris, e receberam uma ótima resposta do público. No mesmo mês, elas também finalizaram as promoções de ‘Lovey-Dovey’, para começarem a promover seu terceiro single japonês, ‘Roly-Poly’.

A versão japonesa de seu sucesso coreano ‘Roly-Poly’, ficou em terceiro em ambas paradas diária e semanal da Oricon, com 15.000 e 41.285 cópias vendidas respectivamente.

Em março, o Gaon Chart revelou os 100 singles mais vendidos de 2011, com ‘Roly-Poly’ em primeiro lugar da lista, com um total de 364,153,533 pontos. ‘Cry Cry’ também se saiu bem, ficando em 48º.

Novos membros são anunciados

Já em abril, o CEO da Core Contents Media, Kim Kwang Soo, confirmou a adição de duas novas integrantes ao T-ara, depois de várias especulações sobre possíveis mudanças no grupo, e ele declarou, “T-ara irá mudar dos atuais sete membros para um grupo de nove membros, e se necessário, mudanças nos membros atuais bem como a adição de novas integrantes, serão devidamente executadas”, isso tudo porque de acordo com ele, “celebridade se tornam orgulhosas e preguiçosas conforme aumentam sua popularidade,” e que se “ houver um membro dentro do T-ara que não trabalha duro e fica cheia de si mesma, e como resultado, causar danos a outros membros, vou decisivamente substituir o membro em questão por um novo membro.”

O T-ara também viajou para a Europa junto com as integrantes do Gang Kiz, para realizar as gravações do videoclipe para sua faixa de estréia do grupo, ‘Honey Honey’, e as sessões de fotos para seu mini-álbum de estréia ‘We Became Gang’, no qual Hyomin e Eunjung ajudaram em ambos. T-ara e Gang Kiz passaram 9 dias e 8 noites viajando por diversas cidades como Milão, Sirmione, Veneza e Suíça. O T-ara também aproveitou a viagem para fotografar um livro de fotos, que será lançado ainda este ano.

Em Julho de 2011,  T-ara anunciou que iria relançar a canção “Round and Round” da cantora Nami, mas elas apenas se apresentaram uma vez com a música e mais nada foi falado sobre a faixa, mas a música acabou sendo lançada como parte do álbum ‘Sonata 2012: 33 Songs Selected by T-ara – High School Days’, uma compilação de músicas antigas escolhidas pelo T-ara, e também ganhou duas versões para seu videoclipe.

T-ara lançou seu quarto single japonês, ‘Lovey-Dovey’, no dia 23 de maio. O single estreou em nono lugar nas paradas diária e semanal da Oricon.

Após a própria Core Contents Media ter revelado a nona integrante do T-ara, Dani, os fãs começaram a especular que a oitava seria a trainee Lee Areum. Dani viveu desde os 4 anos nos Estados Unidos e foi vista na rua por Kim Kwang Soo, que se encantou com sua beleza e a convidou para de juntar a CCM. Já Areum era trainee da companhia há alguns anos, e estava programa para estrear em um novo grupo feminino da empresa, mas a CCM acabou mudando seus planos para ela.

Primeiro álbum japonês, Jewelry Box, e Day by Day

No dia 06 de junho, T-ara lançou seu primeiro álbum japonês, ‘Jewelry Box’. O álbum foi lançado em três versões diferentes, Safira, Diamante e Pérola, com um total de 13 faixas, sendo apenas duas músicas inéditas. O álbum estreou em segundo tanto na parada diária e semanal da Oricon, com 23,796 e 57,102 cópias vendidas respectivamente. O sucesso do álbum foi tanto, que em apenas duas semanas, o álbum ganhou disco de ouro no Japão por suas 100 mil cópias vendidas.

Depois de um vídeo com nova coreografia do T-ara vazar na internet, representantes da Core Contents Media afirmaram, “A equipe de dança do T-ara, YAMA&HOTCHICKS, esteve em Nova Iorque por seis dias, e aprenderam a coreografia de ‘Day by Day’ com o próprio Moaning.” Com essa declaração a empresa confirmava o nome da nova faixa-título do T-ara, ‘Day by Day’, bem como o fato da música ter sido coreografada por Jonte Moaning, mais conhecido por seu trabalho com Beyonce em ‘Single Ladies’. Também foi revelado que seriam tomadas medidas legais contra os envolvidos no vazamento do vídeo.

E no dia 03 de julho, T-ara lançou seu sétimo mini-álbum, que levava o mesmo nome de sua faixa-título, ‘Day by Day’. A versão drama do videoclipe de ‘Day by Day’ foi lançado no mesmo dia e era estrelado por Jiyeon, Hyomin e a futura integrante, Dani,e  a versão de dança para o videoclipe foi lançado alguns dia depois. O lançamento de ‘Day by Day’ também marcou a entrada oficial de Areum para o grupo.

No dia 26 de julho, T-ara finalizou sua segunda turnê japonesa, T-ara Japan Tour 2012: Jewelry Box. A turnê, que começou no dia 19 de junho, passou por 6 cidades com um total de 11 shows, e também marcou o T-ara como sendo o primeiro grupo coreano feminino a se apresentar no Nippon Budokan, em Tóquio, onde foram realizados os últimos dois shows da turnê.

A triste saída de Hwayoung do grupo e controvérsias

Infelizmente, logo após o último show de sua tão bem sucedida turnê, rumores negativos sobre o grupo começaram a surgir depois de Jiyeon, Hyomin e Eunjung publicarem mensagens em seu Twitter. Os fãs acharam que tais mensagens se referiam a Hwayoung e o fato dela ter se machucado e não ter conseguido se apresentar no show. Muitos rumores de que Hwayoung sofria bullying começaram a surgir após isso, então CEO da Core Contents Media, Kim Kwang Soo, anunciou que faria um anúncio no dia 30 de julho, que tinha relação com a atual situação. E no dia 30, um dia após o aniversário de 3 anos do T-ara, Kim Kwang Soo, anunciou a saída de Hwayoung do T-ara, após 1 ano e 8 meses de sua entrada no grupo. Os motivos dessa decisão até hoje são desconhecidos, a explicação dada para a situação foi bem vaga e com muitos pontos conflitantes, em alguns momentos era dito que Hwayoung tinha uma personalidade difícil e tratava mal os funcionários e em outros era dito o contrario.

Após o anúncio da saída de Hwayoung a situação ficou bem ruim para o T-ara, muitos rumores infundados de bullying começaram a surgir, fazendo muitas pessoas ficarem contra o T-ara, e mesmo assim a CCM permanecia calada sobre isso. A chamada ‘crise T-ara’ afetou muito o grupo e o deixou mal visto nos olhos de muitos, mas a única coisa que sabemos com certeza é que não ouve bullying por parte de Hwayoung e nem das outras integrantes em nenhum momento.

Por causa das controvérsias, o primeiro concerto solo do T-ara na Coréia, que estava previsto para acontecer no dia 11 de agosto, foi adiado, bem como o retorno aos palcos do T-ara, apesar de ter sido declarado inicialmente que a data continuaria a mesma, o lançamento acabou sendo adiado e só no dia 30 de agosto foi anunciado que o lançamento ocorreria no dia 03 de setembro.

No dia 15 de agosto, Soyeon sofreu um grave acidente de carro a caminhos das gravações de seu drama ‘Haeundae Lovers’. Por causa da chuva a pista estava escorregadia, o que fez o carro derrapar, bater nas grades laterais da pista e capotar. Soyeon foi levada as pressas ao hospital, mas felizmente não teve lesões graves. Por causa das controvérsias envolvendo Hwayoung, até mesmo a veracidade dos fatos apresentados pela CCM sobre o acidente de Soyeon foram questionadas por alguns internautas.

Também em consequência das controvérsias envolvendo o T-ara, Eunjung, que estava escalada para um dos papéis principais no drama ‘Five Fingers’, foi retirada do mesmo. Nem a Core Contents Media, nem a própria Eunjung receberam nenhum aviso prévio da SBS sobre isso, e por esse motivo a CCM entro com um processo de 140 milhões de won (quase R$300.000,00) contra os produtores do  drama por quebra de contrato.

A volta ao cenário musical com Mirage

No dia 03 de setembro, T-ara voltou ao cenário musical com o lançamento do mini-álbum Mirage, tendo “Sexy Love” como faixa-título. “Sexy Love” ganhou 7 versões diferentes para seu videoclipe: 2 versões de dança, a versão drama com a continuação da história do videoclipe de Day by Day, bastidores da versão drama, 2 versões de dança cover e o Sexy Love In Tokyo. A música Day and Night, uma parceria entre Areum, Gunji (Gavy NJ) e Shannon, também ganhou um videoclipe. As promoções de “Sexy Love” iriam começar com a ajuda do Little T-ara, crianças vestidas iguais ao T-ara que iriam se apresentar em um pequeno pedaço da música, mas por causa da controvérsia envolvendo trainees menores de idade (nada relacionado com T-ara ou CCM), a agência do T-ara resolveu deixar isso de lado e as promoções começaram normalmente.

Nos dias 10 e 16 de outubro, T-ara lançou o álbum de compilações ‘T-ara’s Best Of Best 2009-2012 – Korean Ver. -’ e o livro de fotos ‘T-ara’s Free Time In Paris & Swiss’ respectivamente. O ‘T-ara’s Best Of Best 2009-2012 – Korean Ver. -’ foi lançado para comemorar 1 ano da carreira do T-ara no Japão, e estreou em 16º lugar na Oricon com 6,585 cópias vendidas. E o ‘T-ara’s Free Time In Paris & Swiss’ é o livro de fotos da viagem que o T-ara realizou para a Europa em abril e foi produzido como uma edição limita, e também vem junto com um álbum de remixes dos 14 maiores hits do T-ara.

T-ara já anunciou que irá lançar seu 5º single no Japão, Sexy Love, no dia 14 de novembro.

Shows/Showcases/Turnês

[SHOWCASE] T-ara First Showcase (Japão, 05 de julho de 2011)

[TURNÊ] T-ARA X’mas Premium Live in Japan (Japão, dezembro de 2011)

[SHOW] Lovey-Dovey/Roly-Poly Concert in Bangkok (Tailândia, 3 de junho de 2012)

[TURNÊ] T-ara Japan Tour 2012 ~Jewelry Box~ (Japão, junho e julho de 2012)

[SHOWCASE] T-ara First Showcase In Hong Kong (China, 18 de setembro de 2012)

[SHOWCASE] T-ara Showcase In Malasya (Malásia, 03 de outubro de 2012)

Prêmios

2009 Cyworld Digital Music Awards – Rookie of the Month – August com Lies

2009 Cyworld Digital Music Awards – Ting’s Choice Artist Award com TTL (Time To Love)

2009 Cyworld Digital Music Awards – Ting’s Choice Artist Award com TTL Listen 2

2009 Golden Disk Awards – Newcomer Award

2010 Gaon Chart Grand Opening Awards – Ringtone Award com Wonder Woman

2010 Melon Music Awards – Bonsang Award (Top 10)

2010 Mnet 20’s Choice Awards – Most Influential Artist

201o Seoul Music Awards – Best New Artist

2011 Asia Jewelry Awards – Diamond Award

2011 GSL Tour Awards – Best Girl Group

2011 Melon Music Awards – Best Music Video com Roly-Poly

2011 MTN Awards – Top CF models

2012 Billboard Japan Awards – Top Pop Artist of 2011

2012 Gaon Chart Awards – Singer of the Year (July) com Roly-Poly

2012 Seoul Music Awards – Bonsang

2012 Seoul Music Awards – Record of the Year in Digital Release com Roly-Poly

Não retirar conteúdo sem os devidos créditos.

Anúncios
13 Comentários

13 pensamentos sobre “Biografia

  1. Não dá pra acreditar nesses rumores de bullying na t ara! Até por que, qual seria o motivo delas fazerem isso?
    Acho elas tão cut’s! *O*
    Tomara que a T Ara volte ao topo das paradas bem mais com os novos singers!

  2. own amei, sempre quis saber mais sobre esse grupo, mas as informações que achava sempre eram ou muito fragmentadas ou muito curtas, belo trabalho o do blog!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s